Confira! Parece que o app vai ganhar a opção para editar mensagens já enviadas após a atualização da versão 2.17 Beta do WhatsApp para Android.
Novos recursos vêm aí, pois o WhatsApp tem novos projetos em suas atualizações. Se iniciaram testes para um novo recurso, conforme as informações do site WABetaInfo. Assim como já visto em plataformas de rede sociais, a ferramenta de edição de mensagem já enviada não é novidade, porém é algo nunca visto em um aplicativo de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Foi em uma nova versão de testes do aplicativo que a novidade foi descoberta, e abaixo você irá conferir conosco os detalhes.
Como funcionará a ferramenta de edição de mensagens no WhatsApp?
Temos uma ferramenta adicionada anteriormente que permite, por exemplo, o usuário corrigir uma mensagem de texto com erro de grafia apagando a mesma, e enviando outra novamente. Porém não é possível ter a flexibilidade de se editar a própria mensagem enviada que contém o erro.
Essa operação é mais simples e conveniente, e pode se tornar um recurso final do app através da atualização da versão 2.17.26 Beta do WhatsApp para Android. Parece que o aplicativo permitirá o usuário tocar e manter o dedo pressionado na mensagem para então ter a opção de edição de mensagem no menu exibido, e isso já é possível na versão beta do app.
Até o momento, o suporte para a edição de mensagens não se encontra disponível para todos os usuários, e não há informações de quando essa novidade chegará. O site destaca que o recurso se encontrará disponível também para iOS e na versão WhatsApp WEB, apesar de a novidade ter sido descoberta na versão Beta do WhatsApp para Android.
Como ter acesso à versão Beta do WhatsApp para Android?
Muitos recursos que se encontram disponíveis hoje para o público geral são acessíveis com antecedência em versões Beta do WhatsApp, e constantemente vemos atualizações passando primeiro na mão do usuário desta versão.
Um exemplo de recurso recentemente incluído na versão Beta do app é o suporte para a saída silenciosa de grupos do WhatsApp. Também deve haver um filtro de conversas na versão para iOS, por exemplo.
Com tantos recursos novos, é desejável testar todos eles em primeira mão, e para quem o deseja, é necessário se registrar no Google Play Beta Program. Para isso, acesse o Google Play Beta Program neste link.
Toque no botão “Become a tester” em seguida. É válido ressaltar que há vagas limitadas para o programa de testes, então não há garantia de teste para todos que clicarem no link. Porém, pode ser possível encontrar novas vagas, e é recomendável visitar o link com frequência.
WhatsApp vs WhatsApp Beta
Afinal, por que o WhatsApp não inclui o recurso para que todos possam utilizá-lo? Se é tão vantajoso, em tese todos deveriam utilizar o WhatsApp Beta para ter acesso antecipado a tudo isso. Mas essa versão não se chama Beta atoa, e esse recurso não é exclusivo do app WhatsApp.
A versão beta de um software ou produto é a versão em estágio ainda de desenvolvimento, mas que é considerada aceitável para ser lançada para o público, mesmo que ainda possua bugs e problemas que precisarão ser reparados pelos desenvolvedores antes do lançamento definitivo do produto ao mercado na sua versão final.
Além disso, muitas empresas disponibilizam a versão beta de um produto com intenções de publicidade e marketing. Ao lançar um produto no mercado antes mesmo que ele esteja pronto, a empresa consegue fomentar o desejo dos usuários pelo produto em sua versão definitiva, o que ajuda no maior número de vendas e sucesso no lançamento final para sua inteligência de marketing.
Na maioria dos casos, os desenvolvedores têm consciência dos problemas que ocorrerão com seus softwares na fase beta, ainda que alguns bugs apareçam de forma inesperada. Contudo, os desenvolvedores sabem que o produto está em um nível minimamente decente de utilização.
Resumidamente, o usuário deve, por sua própria experiência, ponderar a utilização de uma versão mais instável e com possíveis problemas, mas com vantagens antecipadas, ou uma versão mais estável e segura do próprio aplicativo, dependendo do perfil de utilização do usuário.