A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), pretende logo em breve abrir um Marketplace e um banco. De acordo com a associação, está investindo nos planos de abertura de cinco negócios com o intuito de uni-las e fazer com que sejam mais competitivas.
A iniciativa, em parte, é uma resposta ao ambiente de concorrência que tem se espalhado em diversos setores da economia, que não eram tidos como competidores das cadeias.
Segundo o Valor Econômico, as ações a serem tomadas para a implantação do projeto, serão discutidas em setembro, no fórum anual das supermercadistas, o maior evento do segmento.
Existem três iniciativas consideradas centrais pelo fato de estarem relacionadas à venda on-line e o braço de serviços financeiros e de novos negócios. São elas:
- Criação ou compra de um banco para prestar atendimento às cadeias associadas;
- Desenvolvimento de um fundo imobiliário, que será administrado por uma gestora, na qual já estão com negociações em andamento;
- Abertura de um “marketplace” constituído pelos associados. A Abras já consultou indústrias e instituições financeiras sobre os projetos.
Também está nos planos da Abras, a criação de uma plataforma educacional e um “hub” de inovações. Atualmente, esses serviços chamam mais a atenção do mercado, com reuniões com investidores e potenciais parceiros, além de negócios na área digital e financeira.
Veja também: