É verdade que o Pix revolucionou as movimentações bancárias e facilitou a vida dos usuários. Com a novidade, em poucos segundos, é possível realizar transferências ou pagamentos sem cobrança de taxas.
Por outro lado, o número de golpes e fraudes com Pix vem crescendo muito nos últimos meses.
Os golpistas acompanham a evolução da tecnologia, buscando novas estratégias para enganar seus alvos. Principalmente por ser uma tecnologia nova, o Pix requer cuidado redobrado para não perder dinheiro.
Como já comentando, o Pix é uma ferramenta que trouxe agilidade aos negócios, porém, infelizmente, aumentou o número de sequestro relâmpagos , roubos e furtos de celulares e também pode ser interpretada como uma ferramenta facilitadora para concretização de inúmeros outros golpes, especialmente em decorrência da quantidade absurda de contas falsas, muito provavelmente, reflexos dos vazamentos dos dados de milhares de brasileiros.
Páginas e arquivos falsos para roubar dados
Uma fraude com o Pix que já surpreendeu muita gente é a criação de páginas falsas para enganar os usuários. A estratégia é redirecionar os alvos do golpe para sites falsos e, neles, roubar seus dados bancários.
Para começar a usar o Pix, os usuários devem cadastrar uma chave – que pode ser um telefone, e-mail, CPF ou uma chave aleatória. O golpe ocorre justamente nesse momento: são enviadas mensagens ou e-mail com um link para cadastro da chave Pix levando a uma página falsa criada pelos golpistas.
Nessas páginas falsas, são solicitados dados como nome, CPF, conta bancária e outras informações que permitem que os golpistas possam usar o dinheiro da conta de forma indevida. Por isso, é sempre importante se certificar de que você está realmente na página real do seu banco antes de inserir qualquer dado.
O que devo fazer?
É preciso registrar um boletim de ocorrência logo após ligar para o banco. Se o golpista tirar o dinheiro da conta por saque, o que normalmente acontece, não existe mais possibilidade de funcionamento do MED, que só pode restituir o dinheiro que não for sacado fisicamente. Em geral, dependendo do estado, é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet. Os detalhes de quanto foi transferido, o horário e a ocasião devem ser informados.
No caso de golpes do Pix, em geral, as instituições avaliam cada caso individualmente. Porém, mesmo que não exista a possibilidade de cancelamento de Pix, hoje você tem acesso ao chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED). Trata-se de um conjunto de regras e procedimentos operacionais que instituições participantes devem seguir, para confirmar a possibilidade de devolver o dinheiro.
Bloqueio Cautelar
É o caso quando a própria instituição que detém a conta do recebedor suspeita da situação de fraude. Essa medida permitirá que no ato do crédito na conta, a instituição efetue um bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas. A opção vai possibilitar que a instituição realize uma análise de fraude mais robusta, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores vítimas de algum crime.
O que é o PIX?
PIX é o nome dado a um novo sistema de pagamentos, que trará alguns elementos de revolução para a rotina dos brasileiros. A tecnologia poderá ser utilizada a partir do dia 16 de novembro de 2020.
De modo geral, a principal diferença é que esse sistema possibilita a liquidação imediata das transações. Isso significa, por exemplo, que você pode receber o dinheiro de uma transferência ou do pagamento de uma conta rapidamente.
Sem o PIX, as transferências entre contas bancárias se dão por meio de TEDs ou DOCs. No caso do TED, quando a movimentação ocorre entre contas do mesmo banco, a liquidação é instantânea. Contudo, não acontece o mesmo com o DOC.
Quanto custa o Pix? É gratuito?
O Pix é gratuito para pessoas físicas na maioria dos casos, mas pode ser pago em algumas situações (quando uma pessoa escolhe fazer um Pix por meio físico em vez de digital, por exemplo). Pessoas jurídicas também podem ter que pagar para usar, dependendo da instituição.
O que é a chave Pix?
É um “apelido” que você cria para seus dados pessoais bancários (nome, agência e conta), deixando as transações mais simples e rápidas. Com a chave Pix, você pode enviar e receber dinheiro. É possível usar seu e mail, CPF e telefone como chave Pix ou criar uma chave aleatória.
Vantagens do PIX
- Agilidade de transações
- Redução de custos
- Eficiência de fluxo de caixa
- Gestão de capital de giro
- Controle e certeza de pagamento
- Envia e recebe 24h 7 dias por semana
- Pagamento de tributos em tempo real
- Integração de dados
- Segurança nas operações
Desvantagens do PIX
- Não é possível utilizar a opção de cartão de crédito;
- Não tem como parcelar os valores;
- Em pagamentos presenciais demanda o uso da internet;Cada instituição financeira pode adotar uma política de cobrança e limitações diferente;
- Tem a chance de sofrer tarifas quando realizado por telefone ou atendimento presencial;
- Não há possibilidade de estorno nas transferências.
Numero de usuarios PIX crescerm 72% em 1 ano
Em março de 2022, a quantidade de pessoas que já possuem a chave do Pix cadastrada é de 51 milhões, com alta de 72% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Essas informações foram publicadas pela Pesquisa de Tecnologia Bancária, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela empresa de consultoria e auditoria Deloitte. O estudo difere das estatísticas oficiais, pois o Banco Central apresenta só a quantidade de número total de chaves Pix e de usuários cadastrados no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).