A competitividade no segmento de contas digitais tem resultado em serviços interessantes ou, no mínimo, curiosos. Um dos exemplos mais recentes vem do Inter: desde o final de agosto de 2021, o banco oferece o Crédito Debitado na Hora (CDH), modalidade de pagamento à vista que, na primeira olhada, pode ser entendida como uma mistura de crédito, débito e cashback.
Confira agora todos os detalhes desse serviço que promete inovar.
Crédito debitado na hora
Com isso, o valor não chega a ser lançado na fatura para pagamento posterior, mas sim no extrato da conta. Em outras palavras, é como se fosse uma compra no débito.
Essa é uma forma de evitar o acúmulo de despesas. Além disso, os clientes que optarem por essa modalidade ganham cashback na conta corrente em até 30 dias, de acordo com o que foi informado pelo banco Inter.
O valor do dinheiro de volta varia conforme cada cartão, sendo:
Win – corresponderá a 1,25% sobre o valor da compra.
Black – 1% sobre o valor da compra.
Platinum – Corresponderá a 0,5% sobre o valor da compra.
Gold, Standard e São Paulo – 0,25% sobre o valor da compra.
Os clientes devem ter atenção aos critérios para o uso da função em questão, visto que o crédito debitado na hora não fica disponível para as compras parceladas.
Como ativar o Crédito Debitado na Hora
O Inter explica que o CDH está sendo liberado gradualmente para a sua base de clientes. Para os que já têm acesso ao recurso, a ativação pode ser feita da seguinte forma:
No aplicativo, vá à área de cartões e selecione o cartão desejado;
Em seguida, vá em Configurações / Cartão: bloqueios e senhas;
Por fim, ative a chave Crédito Debitado na Hora.
É importante levar em conta que, depois que a chave é ativada, todas as transações efetuadas via crédito serão debitadas, inclusive pagamentos recorrentes (como assinaturas de serviços de streaming). Para uso do crédito tradicional, a chave precisa ser desativada.
O banco ressalta também que o cashback é válido apenas para crédito à vista. Compras realizadas via débito ou sem chave ativada não geram o benefício.
Além disso, o CDH não funciona para compras parceladas ou internacionais.
O que é o banco Inter
O Banco Inter é uma instituição financeira que oferece abertura de conta digital sem tarifas aos seus usuários. Por meio do aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iPhone (iOS), é possível solicitar a sua em poucos passos — esse é o único modo de se tornar cliente do banco, que é digital e não possui agências físicas. O diferencial do Banco Inter para outros bancos digitais, como Neon e Nubank, é o fato de o usuário não ser cobrado para realizar serviços vinculados à sua conta corrente, como transferência para outros bancos, saques em Banco24Horas e depósitos por meio de boletos, por exemplo.
O banco ainda pode ser interessante para quem deseja se beneficiar não apenas de uma conta corrente digital, mas também do uso de cartões de crédito. A taxa de juros rotativos cobrada pela operadora é uma das menores entre os bancos digitais, além de não haver anuidade para o uso do serviço. A seguir, veja as principais perguntas e respostas sobre o funcionamento da conta digital do Banco Inter.
Vantagens da conta digital
Além do Inter Shopping e dos serviços de cashback, que explicaremos mais à frente, o cliente do Inter pode ter: conta corrente gratuita (sem mensalidade ou taxa de adesão); cartão de crédito e débito sem anuidade; uma carteira ampla de investimentos; acesso a empréstimos; transferências entre contas, TEDs e DOCs, saques e emissão de boletos totalmente gratuitos; PIX; seguros; financiamentos; pagamento de contas; recarga de celular.
Além disso, outro ponto importante que coloca a conta do Inter na frente é sua gratuidade.
As contas digitais geralmente já são conhecidas por serem mais baratas que as tradicionais. No entanto, grande parte delas têm limites de TEDs ou saques, por exemplo. A do Inter é uma das poucas que oferece todos os serviços básicos de um banco sem cobrar nada por eles.