quarta-feira, 29 novembro, 2023
- Anúncio -

Alerta: golpistas usam assistente virtual para obter dados de beneficiários do INSS

Atenção beneficiários, um novo golpe usando a assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), estão se aproveitando da imagem da Helô (assistente virtual) para conseguir dados pessoais de aposentados através de abordagens feitas por meio de mensagem de aplicativo. 

Com o intúito de passar mais credibilidade às vítimas, os criminosos já possuem algumas informações dos segurados e ainda fornecem um número de protocolo, tudo com o intuito de obter mais dados.

O órgão alerta todos os seus segurados que, caso recebam esse tipo de mensagem, bloqueiem de forma imediata e não informem nenhum dado pessoal, nem enviem fotos ou documentos.

Vale ressaltar que a Helô é um plantão de dúvidas que somente pode ser acessada pelo pelo site ou aplicativo (disponível para Android e iOSMeu INSS e que nunca envia mensagens pelo WhatsApp.

Para se proteger desse tipo de golpe, é indispensável manter os dados de contato atualizados, como e-mail, endereço e telefone. Isso pode ser feito isso pelo Meu INSS ou por meio do telefone 135.

O INSS nunca entra diretamente em contato com o segurado para pedir dados, nem mesmo solicita que envie fotos de documentos. Se acontecer de alguém entrar em contato solicitando informações ou fotos, dizendo que é o INSS, não cumpra a solicitação e bloqueie o número.

O número utilizado pelo INSS para enviar SMS é 280-41 e o instituto nunca envia links, nem requisita documentos por meio de SMS.

Sempre que um cidadão precisa ir até o INSS para apresentar documentos ou resolver pendências, fica registrado no Meu INSS e também pode ser averiguado pelo telefone 135. O INSS alerta, use somente os canais oficiais de atendimento. Se você sofreu algum golpe, registre um Boletim de Ocorrência.

Veja também:

Postagens Relacionadas

Redes sociais

15,230FansLike
43,425FollowersFollow
12,543FollowersFollow
12,433FollowersFollow
13,542FollowersFollow
34,521SubscribersSubscribe
- Anúncio -

Últimos Artigos