Dizer que o pix veio para facilitar o dia a dia das pessoas, não é novidade para ninguém, né? E agora, alguns bancos e fintechs já oferecem a possibilidade de consumidores pagarem suas compras com a ferramenta de forma parcelada.
O Pix parcelado, como ficou conhecido, funciona como uma linha de crédito para pessoas físicas. A ideia é praticamente a mesma do que a do cartão de crédito, mas o dinheiro é descontado diretamente na conta do contratante. Desse modo, a partir do uso dessa ferramenta, clientes podem parcelar valores enviados em até 24 vezes.
Para os juros, as taxas variam de acordo com o perfil do contratante, não possuindo uma taxa fixa. Porém, essa ainda não é uma ferramenta oficial regulamentada pelo Banco Central. Mas os bancos que desejarem já podem adotá-la.
O Banco Santander lançou em março a modalidade com disponibilidade de parcelar a partir de R$ 100 em até 24 vezes. Para os bancos, as taxas de juros são a partir de 1,59% ao mês. O banco ainda deu um prazo de 59 dias para que o valor comece a ser debitado da conta do cliente. Por fim, o Mercado Pago também oferece a modalidade com valor mínimo para parcelar de R$ 15, e juros a partir de 2,5% ao mês, com parcelamento do Pix em até 12 vezes.
Veja também: